© 2016 por AR Perfeito

Please reload

Posts Recentes

Você sabe a distância aconselhada entre a evaporadora e a condensadora no aparelho Split?

October 15, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cilindros de refrigerantes terão apenas uma cor padrão

September 9, 2019

A partir do ano que vem, botijas de fluidos frigoríficos deixarão de ser coloridas, passando a ter apenas uma cor padrão – cinza seda; recipientes de substâncias inflamáveis deverão ter faixa vermelha em seu topo.

 

O carnaval de cores dos cilindros de fluidos refrigerantes vai acabar. A partir de janeiro do ano que vem, os recipientes dessas substâncias deverão ser pintados apenas com a tinta monocromática cinza seda (RAL 7044, na escala Pantone).

 

O objetivo dessa mudança radical é diminuir o risco de erro de identificação de compostos ocasionado por botijões com cores muito semelhantes, adotadas em função do protocolo usado atualmente pela indústria química global, informa o Instituto de Ar Condicionado, Aquecimento e Refrigeração dos EUA (AHRI, na sigla em inglês).

 

Devido ao expressivo número de refrigerantes homologados nos últimos anos e ao consequente aumento do número de cores atribuídas a essas substâncias, surgiu a preocupação em relação a potenciais erros na identificação de recipientes.

 

Em uma pesquisa da entidade com profissionais do setor, mais da metade dos participantes alegou que as cores das garrafas causavam confusão, cenário que tende a ficar ainda mais caótico com o surgimento de novos produtos no mercado.

 

Objetivo da mudança radical é diminuir risco de identificação equivocada de substâncias ocasionado por cilindros com cores semelhantes, ressalta AHRI.

 

“A identificação equivocada de fluidos refrigerantes pode levar a sérios problemas de segurança porque eles têm pressões operacionais e propriedades físicas diferentes, incluindo inflamabilidade potencial”, alerta Helen Walter-Terrinoni, vice-presidente de assuntos regulatórios do AHRI.

 

A revisão da Diretriz N – Atribuição de Cores dos Cilindros de Refrigerantes, anunciada inicialmente em 2015, foi confirmada no mês passado pela associação norte-americana de fabricantes da área de climatização e refrigeração.

 

“O erro de identificação também pode causar danos aos equipamentos, caso os fluidos sejam utilizados sem levar em conta as aplicações adequadas. A diretriz atualizada garantirá que os refrigerantes continuem sendo utilizados de forma correta e segura”, diz a executiva.

 

O AHRI continuará a atribuir cores do sistema Pantone apenas para materiais impressos, incluindo rótulos dos cilindros e embalagens dos vasilhames descartáveis (DOT-39).

 

A diretriz revisada ainda exige que todos os cilindros de refrigerantes inflamáveis recebam uma faixa vermelha em sua parte superior. As alterações não se aplicam a produtos fabricados até sua entrada em vigor, ressalta o AHRI.

 

Embora as diretrizes da organização funcionem apenas como recomendações e não sejam exigidas por lei, praticamente todos os envolvidos na indústria aderem à Diretriz N.

 

Materiais impressos, como rótulos e embalagens dos vasilhames descartáveis, poderão continuar usando as cores do sistema Pantone atribuídas pelo AHRI aos fluidos refrigerantes.

 

Conforme destaca o AHRI, os usuários devem estar cientes de que o rótulo no cilindro agora servirá como o principal meio de identificar corretamente os fluidos frigoríficos.

 

Enfim, essa transição não vai, necessariamente, tornar a vida mais fácil ou mais difícil para empreiteiros ou técnicos – ela simplesmente significa que todos terão de ser cuidadosos e verificar com atenção o rótulo na botija para fazer a seleção correta de um produto.

 

Compartilhar
Compartilhar no Twitter
Please reload

Siga-nos!
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon